Perguntas gerais

O serviço já foi realizado, mas ainda não recebi o relatório. É normal?

  • O relatório pode demorar entre 1 a 2 semanas a ser enviado.

O sistema deixou de funcionar após a intervenção. O que faço?

  • No final do serviço os nossos técnicos verificam o correto funcionamento de todo o sistema. No entanto, há imprevistos, nesse caso entre em contacto connosco para podermos resolver a sua situação o mais rápido possível.

Com que frequência devo efetuar a limpeza ao sistema de Exaustão/AVAC?

  • A periodicidade das intervenções depende sempre da frequência com que é usado o sistema e para o que é utilizado. A periodicidade das  intervenções varia de cliente para cliente. Contudo, no mínimo deve ser efetuado mensalmente e no máximo anualmente. Quando nos é solicitado o orçamento, a Equipa Arvac avalia caso a caso de forma idónea de forma a ir ao encontro das necessidades de cada cliente. Mas, é importante não descurar a limpeza do seu sistema, com o passar do tempo vai acumulando gordura/pó que aumenta exponencialmente o risco de incêndio e de saúde publica do seu estabelecimento.

É obrigatório efetuar a limpeza ao sistema de AVAC/Exaustão?

  • Em Portugal ainda não é obrigatório. No entanto, segundo a Norma Portuguesa “Outros itens a respeitar no funcionamento. Para o bom funcionamento, em segurança e respeito pelas normas de higiene, na cozinha profissional, deverão ainda ser respeitados os seguintes requisitos técnicos e funcionais:
    • A existência de iluminação natural (preferencial) e as janelas dotadas, externamente, de redes mosquiteiras;• O encravamento do sistema de exaustão com a alimentação de gás à cozinha;
    • A instalação de variadores de velocidade nos sistemas de insuflação e exaustão, que deverá ser sempre considerada para otimização do funcionamento.
    • A instalação de portas de inspeção, para limpeza periódica, montadas lateralmente nas condutas de exaustão;
    • Um sistema de recolha de condensados na respetiva hotte;
    • A vedação perfeita dos filtros na estrutura de assentamento;
    • A proibição de funcionamento sem filtros;
    • A lavagem/mudança dos filtros, periódica (em função da utilização)

Além disso o Artigo 32.º do Decreto-Lei diz que o: “Estado das instalações e do equipamento – As estruturas, as instalações e o equipamento dos estabelecimentos de restauração e de bebidas devem funcionar em boas condições e ser mantidos em perfeito estado de conservação e higiene, por forma a evitar que seja posta em perigo a saúde dos seus utentes. Os estabelecimentos de restauração e de bebidas devem estar dotados dos meios adequados para prevenção dos riscos de incêndio, de acordo com as normas técnicas estabelecidas em regulamento. A Direcção-Geral do Turismo ou a câmara municipal, consoante os casos, pode determinar a reparação das deteriorações e avarias verificadas, fixando prazo para o efeito, consultando as autoridades de saúde quando estiver em causa o cumprimento de requisitos de instalação e funcionamento relativos à higiene e saúde pública.”

Recomendamos que  efetue uma manutenção periódica de todo o sistema de forma a manter o seu bom funcionamento e garantir a higiene e saúde publica.

Se efetuar a limpeza de apenas uma parte do sistema, por exemplo só a hotte, ou só a conduta,  ou só o motor, garanto o bom funcionamento do sistema de Exaustão/AVAC?

  • Não. Só conseguirmos garantir que o sistema está em pleno estado de funcionamento e higienizado se for efetuada a limpeza completa. Só ao verificarmos todo o sistema é que conseguimos visualizar tudo, e corrigir possíveis causas de incêndio que existam. Por isso, é que a Equipa ARVAC  apenas certifica o serviço (através do certificado), mediante limpeza completa. Se não efetuar a limpeza completa, é impossível garantirmos que não existe risco de incêndio em todo o sistema.

Sistema de Exaustão (Cozinha)

O serviço foi executado, no entanto após umas horas vi que estava a escorrer gordura pela hotte/conduta/motor. O que faço?

  • Não se preocupe, o nosso líquido é retardante, o que significa que ao longo do tempo vai destruindo a gordura que não tenha sido possível retirar no momento da intervenção o que leva a algumas fugas no sistema. Entre em contacto connosco que iremos efetuar a limpeza o mais rápido possível.

O motor do meu estabelecimento está a fazer barulho e já não extrai o fumo como antes. O que se passa?

  •  Neste tipo de situações, caso não efetue intervenções periódicas ao sistema, a acumulação de gordura reduz a eficiência do motor, ficando este a trabalhar em esforço, daí o barulho e não extrair os fumos com a mesma força de antes. Ligue connosco para podermos aconselhar sobre que passos tomar a seguir. No entanto, se o motor for novo ou se tiver efetuado as manutenções periódicas de forma correta, o motor pode estar com avaria e terá de ser reparado ou substituído. Entre em contacto com o vendedor ou fabricante que poderá ajudá-lo com o seu problema.

Os técnicos efetuaram o serviço, mas o sistema não ficou como achava que deveria ter ficado. Porquê?

  • A Equipa ARVAC utiliza o melhor produto do mercado para efetuar a limpeza ao sistema. No entanto, se a manutenção periódica não for cumprida, o sistema irá acumular cada vez mais sujidade, que com o tempo se torna mais difícil de remover, uma vez que a gordura endurece e cria camadas espessas. De forma a evitar que o seu sistema chegue a este ponto, ou que não volte a ficar assim, e que melhore, é necessário efetuar as manutenções programadas de acordo com o aconselhado para a sua situação. Aí verificará que à medida que são efetuadas as limpezas programadas, o sistema irá melhorar progressivamente e significativamente.
    Caso cumpra a manutenção programada e não se identifique com o descrito anteriormente, entre em contacto connosco para podermos avaliar a sua situação.

Sistema de Climatização (AVAC)

O líquido desinfetante das condutas é nocivo para o ser humano?

  • O nosso líquido não provoca qualquer consequência ao ser humano. Durante a intervenção os vossos colaboradores podem continuar com os trabalhos normalmente.

O líquido desinfetante atua em que espetro?

  • O nosso líquido é um biocida de largo espetro, ou seja, é bactericida, fungicida, leveduricida e virucida. Se preferir teremos todo o gosto em enviar o documento técnico do nosso produto.

Após a limpeza ao sistema AVAC, ligamos o circuito e saiu pó/cotão pelas grelhas. E agora?

  • Não se preocupe, após uma intervenção ao sistema é normal ficarem alguns detritos residuais. Por estes serem resíduos voláteis, podem ficar presos nas juntas das condutas, ou até em algumas partículas no ar, que com o tempo acabam por cair. Normalmente, esta situação acontece na primeira vez em que se liga o sistema após a limpeza efetuada  normalmente pelos nossos técnicos. Contudo, caso verifique que o problema se mantém por mais de 3 dias consecutivos com o sistema em funcionamento, entre em contacto connosco para podermos resolver a situação.

Após a intervenção, o ar condicionado ficou a  pingar água, estará avariado?

  • Não se preocupe o seu ar condicionado não avariou, normalmente o que acontece é que com o passar do tempo vai acumulando pó no tubo de esgoto e este misturado com água cria uma espécie de pasta que entope o tubo, não deixando a água seguir o seu trajeto normal para o exterior. Entre em contacto connosco que resolvemos o seu problema facilmente.
 

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